terça-feira, 29 de junho de 2010

Graduação e pesquisas ou técnico e emprego?

É muito comum ouvir, por meio das várias formas de mídia e comunicação, que a procura por cursos técnicos tem aumentado a cada dia, que é muito mais aconselhável que se de preferência por fazer um curso técnico, mas por que isso acontece? Quais as reais vantagens desses curso para quem os possui?

Na atualidade, as pessoas cursam basicamente o Ensino Fundamental e Médio, quem decide expandir os seus conhecimnetos, principalmente em busca de um emprego, opta, na maioria dos casos, por fazer um curso universitário.

No Brasil ainda é muito forte a cultura de que ingressar na universidade logo após concluir o EM é a chave para o sucesso e melhor colocação no mercado de trabalho, a falsa impressão de que um diploma de curso superior se sobrepõe a qualquer outro. Se ocorresse realmente dessa maneira, não teríamos hoje milhões de pessoas com curso superior desempregadas nem escassez de funcionários qualificados ao trabalho em diversas empresas.

[Qual é a vantagem de ter feito técnico antes de fazer a faculdade?

“Experiência. Você ganha muita experiência. Acaba saindo na frente de muita gente que faz faculdade e não tem essa experiência de trabalho mesmo, de vivência, de rotina, e isso a gente consegue ter com o técnico”, responde Milena Ferreira, técnica em química. ] (Trecho extraído da revista eletrônica Fantástico).

Esse comentário resume em poucas palavras a função dos cursos técnicos, que é realmente preparar os alunos para o mercado de trabalho. Desenvolvido a partir de situações cotidianas, prepara os alunos para resolverem qualquer tipo de problema dentro de uma empresa, sua principal importância está no desenvolvimento do conhecimento prático e experimental.

A principal vantagem para um aluno de curso técnico é que ele possui exatamente o que o mercado procura: mão-de-obra especializada, que se encontra dentro das espectativas técnicas. Além disso, ele poderá entrar no mercado de trabalho mais cedo, já que os cursos tem duração média de dois anos, ao contrário dos cursos superiores, que estão entre quatro a seis anos. A procura por profissionais com essa qualificação aumentou muito e a remuneração é muito maior do que de um funcionário que não possui tal curso, especialmente nas áreas de tecnologias e informação. A maniera mais clara de observar isso está nos cursos da área da informática, onde o índice de empregabilidade é de 99%, segundo a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC).

O caminho mais indicado é fazer um curso técnico, atingir estabilidade de emprego e acrescentar conhecimento sobre aquela área, com um tecnólogo ou curso superior adequado.

Vale lembrar que os cursos técnicos tem seu lado altamente positivo (rápida empregabilidade, menores custos, menos tomada de tempo...), mas não só. Claro que também existem aspectos negativos nessa superespecialização do ser, a certa bitolação dos alunos é o principal deles. Os cursos técnicos são auxiliares na capacitação de profissionais para determinada área, mas não pode ser a única opção para quem pretende seguir carreira. É preciso estar sempre estudando, se atualizando, fazendo novos cursos e, se possível um curso superior relacionado com o técnico. Afinal, um curso de aproximadamente dois anos não pode ter seu conteúdo comparado ao de um curso de quatro anos ou mais. Os técnicos são realmente para dar aquele 'empurrão' para o mercado de trabalho, os universitários são para expandir o conhecimento, com mais aprofundamento, fundamentação teórica e pesquisas.

Se for consultar qualquer instituição de ensino que ofereça esse tipo de curso profissionalizante e ex-alunos (já formados), ou até mesmo quem está ainda cursando o curso, a principal frase que se ouvirá é: "O curso ténico abre muitas portas e oferece grandes oportunidades de emprego". E é bem isso que acontece, visto que a maioria dos formados está empregada e até quem ainda está cursando. Mesmo assim, não significa que um curso técnico, necessariamente, garante emprego para os que o fazem. Não é simplesmente fazer o curso técnico, é preciso se empenhar, aproveitar todo o conhecimento que é oferecido. O curso técnico não garante emprego para ninguém, são os alunos dedicados que garantem sua vaga no mercado de trabalho.


E a pergunta dessa semana é: Você acha legal/importante a realização de um curso técnico? Acha que o simples fato de ter esse diploma vai garantir a sua vida profissional? Sim ou não? E por que?


A seguir estão veiculados dois vídeos que a equipe Defenestrados achou relevante sobre o tema desta semana. O primeiro é da revista eletrônica (programa) Fantástico, com algumas ponderações do consultor de empresas Max Gehringer sobre as vantagens dos cursos técnicos, o segundo foi exibido no Jornal Hoje e fala exclusivamente sobre a empregabilidade na área de TI.







Bom pessoal, por hoje é isso! Esperamos que tenham gostado das informações que publicamos e que elas possam ser bastante úteis para vocês, até para futuras decisões que vocês tenham que tomar. De toda forma, se estiverem na dúvida, façam um curso técnico que não irão se arrepender.

Não esqueçam de comentar e responder a nossa perguntinha nos comentários isso é muito importante para estimular novas maneiras de pensarmos e vermos essa situação e também para criarmos um possível debate, que é uma ideia muito legal também.

Obrigado a todos pelas visitas e comentários, tenham um ótima semana e até o próximo tema!!




Defenestradores...


terça-feira, 22 de junho de 2010

Ganhar bem ou Trabalhar bem?

Mercado de Trabalho x Oportunidades de Emprego



Aprender a escolher é um procedimento vital para o homem do século XXI. A opção profissional na maioria das vezes é feita na adolescência. É nessa fase que ocorrem grandes e importantes mudanças físicas e psicológicas em ambos os sexos, aparecimento dos caracteres sexuais secundários, nova organização mental e conseqüentemente, a reconstituição e afirmação da identidade pessoal. É nesse momento delicado da vida do jovem que ele se vê obrigado a escolher uma entre múltiplas profissões. Essa escolha pode então resultar em um trabalho esgotante.


O mercado de trabalho (área de atuação das mais diversas profissões) brasileiro está em uma de suas melhores fases, com amplo número de vagas em áreas como as das engenharias e até escassez de profissionais nas áreas de tecnologia, principalmente no setor de sistemas de informações (análise e criação). Mas, se existem tantas vagas nos mais variados setores, por que é tão difícil conseguir um emprego? Simples: Vaga tem! Oportunidade tem! O que não tem é profissionais qualificados para preencher essas vagas.

As oportunidades de emprego é você quem faz. O mercado de trabalho precisa de funcionários, cada vez mais, só que não basta ter o trabalhar, disposto a realizar o serviço se ele não SOUBER como realizar esse serviço. O índice de oportunidades de emprego é diretamente proporcional à capacidade e ao conhecimento que o empregado possui e a destreza de apresentá-los ao seu empregador. Quanto mais conhecimento uma pessoa tiver, mais ela vai conseguir estender o seu leque de oportunidades, independentemente da área que escolha para atuar.

É verdade que o mercado tecnológico oferece estabilidade para um número maior de pessoas do que o mercado advocacional, por exemplo, mas não é o fator principal de determinação das condições que um universitário ou estudante técnico tem de conseguir ou não o emprego dos sonhos.

Não se pode condicionar a decisão por um curso ou outro apenas pelas "oportundades de emprego" que uma área ou outra oferecem, olhar apenas as vagas disponíveis. É preciso fazer algo para o qual tenha maior aptidão, desenvoltura e apreço. Até que ponto o dinheiro se sobrepõe à satisfação profissional e pessoal?

Essa pergunta é pra você leitor, deixem comentários expondo sua posição quanto a questão de encerramento e também falando sobre o que acharam do blog e da nossa primeira matéria.

Seguem abaixo um vídeo, falando sobre as profissões do futuro (quem sabe você não se identifica com esse mercado em alta?) e também um guia de profissões, para quem ainda não ideia do que fazer pelos próximos (longos e vários) anos de vida, decisão que deve ser tomanda com muita calma e sabedoria, é preciso analisar todas as possibilidades antes de se arriscar em algo que posso lhe desagradar no futuro!


http://www.youtube.com/watch?v=nFB2sMy3ob4&feature=related


http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL737968-15526,00.html


Obrigado por acompanharem o nosso blog, esperamos que façam bom proveito de todas as informações apresentadas, até o próximo desafio.


Att,


Defenestrados.